Eventualmente, todos os casais passarão por situações críticas em seus relacionamentos. Tais situações são denominadas por muitos de crise de relacionamento.
A crise de relacionamento nada mais é do que uma situação que gera uma profunda tensão, desconforto ou incômodo em um ou ambos os parceiros.
Olhando de forma totalmente imparcial, toda situação é neutra por natureza, ou seja, não é nem boa nem ruim. É nossa forma de olhar e perceber a situação que faz com que sintamos confortáveis ou desconfortáveis com os fatos.
Há várias fatores que podem causar a tensão entre o casal.
Um destes fatores é a não aceitação do(a) parceiro(a) como ele(a) é. Esse incômodo começa a surgir depois de um certo tempo de convivência, quando algumas atitudes do parceiro vão contra aos valores pessoais da pessoa que sente o desconforto. Cada pessoa foi educada em sua própria família e cultura, aprendendo em seu meio aquilo que considera importante para o grupo ao qual pertence.
Quando um casal se une, trazem consigo diferentes valores que foram aprendidos quando ainda eram crianças, e nem sempre esses valores são compatáveis, pois o que pode ser importante para um não é para o outro e vice-versa.
Além dos valores pessoais, o casal ainda está inserido em uma sociedade que possui seus próprios valores com relação ao relacionamento de casal, ditando aquilo que é ou não aceito pelos outros membros do grupo. Aquilo que não é aceito recebe o rótulo de defeito, e aquilo que é aceito recebe o rótulo de qualidade. Assim, o que pode ser defeito para uns pode ser qualidade para outros.
O incômodo com o parceiro leva-nos ao conhecimento e limite de nossos próprios valores pessoais. Entretanto, algumas vezes o desconforto é tсo grande que a única saída encontrada pelo casal é a distância entre si.
Para algumas pessoas, a continuidade do relacionamento como casal passa a ser mais importante que os antigos valores, e dessa forma, um ou ambos conseguem se desapegar daquilo que antes era importante para dar lugar à uma nova forma de ver o outro. É neste ponto que há um crescimento e amadurecimento do casal, surgindo um período de calmaria no relacionamento, até que o ciclo volte a se repetir em uma outra fase no futuro.